Reabilitação

——-

A Excellens tem desenvolvido projectos nas várias vertentes da reabilitação de edifícios (incluindo reforço), respondendo de forma realista aos requisitos dos proprietários e às suas disponibilidades financeiras. A nossa equipa tem investido neste conhecimento específico da engenharia civil, estando preparada para os desafios deste tipo de projecto.——-


Reabilitar não é o mesmo que construir!——-

Reabilitar um edifício existente é diferente de construir um edifício novo.
É necessário analisar as soluções construtivas e os materiais usados da época, o que obriga a efectuar um estudo detalhado, para se projectarem soluções de reabilitação eficientes para os problemas detectados.
Investir neste conhecimento é um factor decisivo na escolha das soluções de reabilitação eficientes.
A eficácia das soluções tem de andar sempre em paralelo com as disponibilidades financeiras do proprietário, donde os estudos efectuados são sempre acompanhados de uma análise financeira de apoio à decisão, perseguindo-se o objectivo de ter um projecto economicamente viável.


Construção deficiente!——-

A construção de edifícios não apresenta na sua história uma qualidade crescente, o que seria expectável quando se evolui no conhecimento e no domínio de técnicas e materiais.
Na verdade há épocas em que a qualidade da construção diminui, não globalmente, mas em muito do que se edificou, estando este fenómeno inteiramente ligado aos “booms” da habitação e às bolhas imobiliárias. Daqui resultou um problema.
Alguns anos depois, a falta de qualidade construtiva, a deficiente execução e a má escolha dos materiais, apresentam os seus reflexos e os problemas surgem. Estes problemas reflectem-se no conforto dos proprietários e na desvalorização do seu imóvel. Mas esta (falta de qualidade) não é a única razão que leva à necessidade de reabilitar.

——-